Publicado em 18 de outubro de 2018 às 15:19

UCP faz ações do Outubro Rosa em Capitan Bado

UCP faz ações do Outubro Rosa em Capitan Bado

Profissionais e acadêmicos da Universidad Central Del Paraguay realizaram esta semana uma ação social em Capitan Bado, cidade do interior do Paraguai, que faz fronteira com o Mato Grosso do Sul.

Foram cerca de 50 pessoas atendidas no Hospital Distrital local com acompanhamento de nutricionistas, ginecologista e mastologista e acompanhamento social com palestras e atendimentos ambulatoriais e com encaminhamento para exames.

Todo o trabalho aconteceu em parceria com a prefeitura local e com a secretaria de Saúde do Departamento de Amambay e faz parte da campanha Outubro Rosa de combater ao câncer de mama.

Segundo o prefeito de Capitan Bado, Denilso Sanches, presença dos profissionais e acadêmicos da UCP ajudou a desafogar a demanda que é muito grande na região a parceira vai permitir que mais mulheres sejam atendidas pela rede pública local. “Como qualquer cidade do mundo temos as nossas carências e deficiências no setor de saúde e esta parceria com a secretaria de Saúde e com a universidade ajuda a desafogar a demanda por exames e consultas”, disse o prefeito.

Além dos atendimentos ambulatoriais foram feitas palestras e orientação de autoexames de mama e no centro da cidade foram plantadas dezenas de mudas de ipês roxo e amarelo simbolizando a esperança na luta contra o câncer.

Toda a ação foi desenvolvida como projeto de extensão universitária e faz parte da carga curricular da Universidad Central Del Paraguay e visa além do desenvolvimento acadêmico inserir os estudantes de medicina no dia-a-dia da sociedade e dar a eles a oportunidade do contato com os futuros pacientes. Até o final deste mês os atendimentos estão acontecendo em Pedro Juan Caballero na Clínica Juan Pablo II no bairro Obrero e a ação será levada para outras cidades do interior do país.

Comentários