Publicado em 22 de julho de 2019 às 10:17

Na abertura da SBPC, setor produtivo destaca importância da pesquisa e inovação para MS

Na abertura da 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, o setor produtivo de Mato Grosso do Sul, representado pela Fiems, Sebrae/MS, Famasul e Faems, destacou a importância da educação, pesquisa e inovação para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. A solenidade foi realizada na noite deste domingo (21/07), no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, que sedia pela primeira vez o evento.

Em nome das entidades do Estado que representam a indústria, agronegócio, comércio, serviços e pequenas empresas, e são parceiras apoiadoras da SBPC, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio George Mendonça, disse que, mais do que nunca, a expansão e aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, alguns dos pilares da reunião, se fazem necessários.

“Ficamos muito felizes de, especialmente neste momento, poder apoiar a SBPC junto com a UFMS. Um evento que já é realizado há 71 anos traz consigo uma carga de conhecimento e de história e, no momento em que o Brasil vive a inversão de alguns valores, enquanto o mundo passa por um período crucial que demanda inovação e tecnologia é muito importante participar”, disse o diretor do Sebrae.

Segundo Cláudio Mendonça, a junção do conhecimento da área acadêmica com o setor privado é ideal para difusão e popularização da ciência no País. “A universidade é um berço do conhecimento, e quando o setor privado, aqui representado pelas empresas do setor produtivo, caminha junto à academia, temos uma grande oportunidade de levar esse conhecimento aos empresários de todos os segmentos, desenvolvendo no Estado e gerando emprego e renda”, acrescentou.

A abertura da SBPC contou com a participação dos anfitriões do evento, o reitor da UFMS, Marcelo Turine, e o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, além de autoridades do governo federal e estadual, como o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, e o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Julio Francisco Semeghini Neto.

Também estiveram presentes na solenidade o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, o deputado Luiz Ovando, representando a bancada federal, o deputado estadual Rinaldo Modesto, representando a Assembleia Legislativa, o prefeito de Campo Grande, Marcos Marcello Trad, o presidente da Famasul, Maurício Saito, e o comitê organizador da UFMS.

Programação

Enquanto parceiros da SBPC, o Sesi, Senai e IEL, que integram o Sistema Fiems, prepararam uma programação especial, com direito a apresentação de tecnologias que envolvem inteligência artificial, IoT (Internet das Coisas) e robótica. O evento segue até o próximo sábado (27/07). No stand do Sesi, por exemplo, visitantes poderão conhecer na prática a aplicação da robótica, programação e pensamento computacional da Educação Básica ao Ensino Médio.

Já o Senai vai apresentar ao público ferramentas utilizadas pelos alunos dos cursos de educação profissional da instituição, além dos cursos superiores da Faculdade do Senai de Campo Grande e as pós-graduações. A área de tecnologia e inovação do Senai também vai levar para a SBPC um pouco da infraestrutura do IST Alimentos e Bebidas (Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas), em Dourados (MS), e do ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa), cuja a megaestrutura de laboratórios está localizada em Três Lagoas (MS).

O IEL fará atendimento aos acadêmicos que estejam em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho por meio do estágio, com a divulgação de cursos, vagas e cadastro no banco de currículos do Instituto.

Um guia completo das atividades oferecidas pelo Sesi, Senai e IEL durante a SBPC está disponível neste link: http://www.fiems.com.br/noticias/sesi-senai-e-iel-vao-apresentar-robotica-inovacoes-tecnologicas-e-mercado-de-trabalho-na-sbpc/29378

Comentários